Período de viagens, janeiro favorece furtos às residências. Em BH, foram 506 no mês em 2024. Hoje, a PM lança ação preventiva e já dá dicas para quem

Férias ligam o alerta para os arrombamentos de residências

Ao contrário do trabalhador que busca o mês de janeiro para descansar e viajar, os ladrões não tiram férias e aproveitam o primeiro mês do ano para arrombar e furtar as casas sem moradores. Só em janeiro de 2024, foram 506 arrombamentos a residências na capital mineira. Uma média de 16,32 furtos por dia ou de pertences sendo levados de dentro de residências diferentes a cada uma hora e 28 minutos, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Na Grande BH, os furtos a residências chegaram a 888. Os crimes motivaram a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a lançar uma operação preventiva, que se inicia hoje em todo estado.
Pelo mapeamento das ocorrências de furtos a residências belo-horizontinas, os bairros com mais registros estão na Regional Leste. Santa Tereza lidera com 15 ocorrências no mês, seguido pelo Bairro Floresta, com 12, e Sagrada Família, com 10. Carlos Prates, na Regional Oeste, Cruzeiro e Serra, na Regional Centro-Sul, computaram nove furtos cada em janeiro de 2024.
As pessoas que moram em casas estão mais sujeitas aos ladrões do que aquelas que vivem em apartamentos. Segundo os dados da Sejusp, 16,4% dos alvos dos bandidos eram apartamentos e 67% foram casas, sendo as demais imóveis em condomínios fechados, sítios e os próprios condomínios fechados e edifícios residenciais.

As formas mais utilizadas para furtar os pertences dentro das residências nas férias de janeiro em BH foram os arrombamentos ou rompimentos de obstáculos, como portas, janelas, basculantes, trancas, cadeados e correntes, com 39% dos registros. A escalada de muros, telhados, janelas, sacadas, varandas ou outros meios de acesso pelos gatunos respondeu por 14% das ocorrências, sendo as demais de métodos não identificados ou não registrados.
O domingo é o dia da semana preferido pelos ladrões que atuam em BH no mês de janeiro, com 17,6% dos registros de furtos a residências, seguido pela segunda-feira, com 16,2%, quinta-feira (15,6%), quarta-feira (15,4%), terça-feira (13,8%), sexta-feira (10,9%) e o sábado (10,5%) sendo o de menor registro.
Já os horários com mais furtos no período variam pouco das 0h às 17h59, com o espaço de tempo entre 18h e 23h59 sendo o de menos registros, conforme as ocorrências (confira quadro).
Na Grande BH, onde excetuando-se Belo Horizonte foram feitos 382 registros de furtos a residências em janeiro de 2024, os municípios com mais ocorrências foram Betim, com 72, seguido por Contagem, com 70, Ribeirão das Neves (47), Santa Luzia (31) e Nova Lima (23).

COMBATE AO CRIME

Apesar de os registros de furtos a residências no mês de janeiro serem o pesadelo de quem viaja, a estratégia das forças de segurança pública contribui para a redução desses índices. Considerando o mesmo período de 2023, em Belo Horizonte, foram 645 furtos a residências. Ou seja, em 2024 ocorreu uma forte redução de 22% dos registros. Na Grande BH como um todo, em 2023, foram 1.180 casos, o que se traduz em 25% menos ocorrências em 2024.
Os crimes levaram a PMMG a lançar em todo estado a Operação PMMG 250 anos: Férias Seguras 2025, que começa hoje. "O objetivo é reforçar o policiamento no sentido de coibir, principalmente, o furto e o roubo contra residências e instituições escolares neste período de férias", informa a corporação.

FONTE: ESTADO DE MINAS


Outras Notícias

Concurso público para Polícia Federal com 192 vagas é liberado pelo Governo

O governo federal autorizou a realização de um concurso público para a Polícia Federal (PF) com 192 vagas, sendo a ma...

Humorista usa IA para criar “musas” que representam cidades mineiras e viraliza na web

O humorista mineiro Paulo Araújo, conhecido por suas criações divertidas e inovadoras, utilizou inteligência artifici...